Antes de debater com alguém, pergunte se ele sabe disso!




A palavra "ekklesia" (traduzido por igreja, congregação, assembleia) é composta com a preposição "ek" (fora de) e do verbo "kaleo" (chamar). Logo, ekklesia denotava originalmente um grupo de cidadãos chamados e reunidos visando um propósito específico. (Teologia Sistemática. Ed.Stanley Horton. RJ: CPAD 1996. pág 536). Na Grécia antiga tinha conotação secular (Cf. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Vol II, SP: Vida Nova 1982) Todavia, segundo Henry C. Thiessen, "o Novo Testamento a encheu de conteúdo espíritual, de maneira que passa a significar um povo chamado para deixar o mundo e as coisas pecaminosas." (Palestras em Teologia Sistemática. SP: Editora Batista Regular 1987. pág 292)



No que diz respeito a fé cristã Ekklesia é sempre empregada para as pessoas e identifica a reunião destas para adorar, aprender e servir ao Senhor Deus! Ekklesia - Igreja de Deus que está em Cristo! (Cf. 1Ts 2.14) Somente crentes podem estar em Cristo! Rick Nañez elucida perfeitamente quando diz: "...,o caso do conceito comum de 'igreja'. Para a maioria de nós, quando pensamos em 'igreja', quase de modo automático visualizamos uma edificação construída (ou denominações?) para nos abrigar da chuva. Em contraste, a Bíblia se refere às pessoas (crentes) sempre que faz mensão à palavra." (Pentecostal de Coração e Mente. SP: Vida 2007, pág 58,59)

O significado bíblico de igreja (tanto no seu sentido geral como local) refere-se primariamente não à instituições e culturas, mas as pessoas/crentes reconciliadas com Deus mediante a fé na obra salvífica de Cristo e que pertencem a Ele! (Cf. textos de ekklesia em At 2.47; 15.14; 19.32,41; 1Co 1.2; 11.17; Cl 1.18; Hb12.22,24; Ap 22.17) "Em seu sentido mais compreensivo, a palavra se refere a todo o corpo de fiéis, quer no céu , quer na terra, que se uniram ou se unirão a Cristo como seu Salvador. Este uso da palavra acha-se principalmente nas cartas de Paulo aos Efésios e aos Colossenses, mais frequentemente na primeira destas ( Ef 1:22; 3:10,21; 5:23-25,27,32; Cl 1:18,24)." (Manual de Teologia. Alexandre Z. Baciche. Virtualbooks - em pdf, pág 15) Para Russell Shedd "ekklésia nunca se refere no Novo Testamento a um edifício (muito menos a uma denominação/organização)" (Bíblia Shedd. SP: Vida Nova 1997, pág 1620, nota de 1Co11.18). Nessa mesma página Shedd ainda esclarece uma informação importante daqueles tempos: "Não havia templos (cristão)" (Op. Cit.) As reuniões cristãs primitivas eram nas casas dos crentes! (Cf. At 2.46; Rm 16.5; Cl 4.15)

Tudo bem que o "negócio" progrediu, sem problemas, mas ninguém pode evocar o original para defender a natureza em si de uma denominação! Até entre o IV e V século elas não existiam! Digo o IV/V porque, históricamente, é aqui que nasce a Igreja Católica Romana - para mim nada mais nada menos que mais uma denominação institucional dentro do cristianismo que se fragmentou do antigo império romano. No ano 1054 veio oficialmente a Igreja Ortodoxa (grega/russa de hoje). E no século XVI, com a Reforma Protestante alemã, suiça e dos países baixos, começam as denominações evangélicas propriamente ditas! Portanto, quando se diz que a Igreja Católica foi a primeira igreja cristã, só se for no sentido institucional/denominacional, pois, em matéria de fé e prática, já existiam antes cristãos muito diferentes do que o Vaticano e seus teólogos tem ensinado!


Category:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens antigas

Meu sucesso é um fracasso!Doce tentação.O biscoito de polvilhoO interrogatório de Frei BettoJesus vs IgrejaContrastes de um cristianismo modernoNão deixe o samba morrerTem olhos mas não vêem

Agora no blog